Review de uma cerveja Witbier, a Blanche de Namur. No estilo da deliciosa Hoegaarden, toques cítricos, sementes de coentro, entre outros ingredientes diferentes.
Créditos: Bryan Falman
Wheat Beer. Witbier. Tanto faz! Você com certeza já deve ter ouvido falar, ou mesmo experimentado esse tipo de cerveja. E é sobre isso que falaremos hoje.
Ampliando a carta de cervejas aqui da BeerJack, adquirimos muitas cervejas diferentes que antes não tínhamos aqui. Entre elas a Blanche de Namur.
Wheat Beer, Witbier ou Belgian White?
É uma cerveja usualmente chamada de Belgian White, no melhor que o estilo wit/wheat pode oferecer. Cor mais clara, mais esbranquiçadas devido às leveduras e ao trigo suspenso. Com toques cítricos, geralmente dados pela presença de cascas de frutas como laranja, limão que são usadas como complemento no processo de lupulagem.
Algumas levam sementes de coentro ou especiarias com propriedades parecidas. Levinha, com adstringência na medida certa, de refrescancia bastante significativa. Pode vir a harmonizar com carnes brancas mais leves (peixe, ave), frutas (melao), sobremesas com creme de leite e frutas de sabor mais cítrico (tortas geladas de limao, merengue e etc.
A cerveja leva o nome de uma Rainha, Blanche de Namur (1320-1363) consorte da Suécia e Noruega, cônjuge do rei Magnus Eriksson. Ela era a filha mais velha de D. João I, Marquês de Namur e Maria de Artois.
Velha conhecida Hoegaarden
Créditos: Robert Shaw
O que eu achei? Eu não era muito fã do estilo, só conhecia a Hoegaarden como representante, mas não era minha linha preferida. Experimentei essa Blanche de Namur num dia em que estava especialmente quente e ensolarado, e que realmente pedia algo à altura. Gostei muito, e acho que agradou os clientes também porque ela foi vendida totalmente em 4 dias! Entao, indico essa cerveja como sugestão para dias quentes, sede intensa e procura de algo leve. Entrou pro meu TOP TEN de cervejas com certeza!
Para mais dicas de cervejas, informações de promoções e eventos, siga a BeerJack no Twitter: @beer_jack.
Um beijo e até o próximo gole! 😉