Review de um cerveja forte de uma ótima cervejaria, a Flying Dog. A cerveja Double Dog, bem lupulada, avermelhada e espuma densa. Harminiza com salsichas, carnes e frango.
Semestre novo e trabalho novo! Há um pouco mais de um mês engrenei um estágio num empório de cervejas especiais recém inaugurado no Rio, a Bierboxx. Trabalho cercada por uma variedade de 250 rótulos de cervejas artesanais oriundos de várias escolas cervejeiras no mundo, o que me possibilita experimentar os mais variados estilos da bebida, conversar sobre o assunto e ver o ponto de vista de quem realmente entende. É o trabalho dos sonhos de muitos machos por aí que eu tô ligada! (Não me xinguem! hahahaha)
Gente que entende…
Tenho um prazer imenso em trabalhar diretamente com um cara que entende demais da disciplina! Trabalho diretamente com Salo Maldonado, que é um dos sócios da Bierboxx e vem a ser meu grande guru no assunto cerveja no momento (tanto na questão gourmet, quanto nos conhecimentos relativos ao mercado cervejeiro). Claro que esse não é meu primeiro contato com a bebida, mas é o primeiro mais especificamente em que se estabeleceu uma relação de prazer e conhecimento acerca da matéria…
Bem, decidi que meu post de apresentação aqui no PdB seria sobre a primeira cerveja que experimentei quando cheguei ao empório:
Flying Dog Double Dog – Double Pale Ale
Alguns dados sobre a cerveja:
- Origem: USA
- Estilo: American Pale Ale
- Teor Alcoólico: 11,5 %
- Cervejaria: Flying Dog Brewery
- Taça ou Copo: Caldereta – Pint
Como o próprio nome já especifica, a Double Dog é generosamente lupulada, possui coloração avermelhada e uma espuma densa. Ao contrário do que possa parecer, a Double Dog não é enjoativa, e sua quantidade de lúpulo é igualmente balanceada em relação ao malte. Essa cerveja passa por um processo de dry hopping com Lúpulo Cascade e Columbus.
Processo o quê?
Esse processo consiste em adicionar o lúpulo ao fim do processo, a seco. Essa Double Pale Ale da Flying Dog vem a ser um item que representa muito bem o momento atual das microcervejarias americanas, e justifica com propriedade o crescimento e a valorização dessa escola cervejeira em todo o mundo, hoje tida como referência.
Harmonizações com a Flying Dog Double Dog
No quesito harmonização com pratos, a Dougle Dog vai bem com carne e frango levemente condimentados, cheddar maturado e salsichas.
Lúpulo e afins
Eu, que particularmente adquiri um recente gosto pelo lúpulo a mais na bebida, aprovei essa cerveja de receita dobrada de ingredientes. Experimentei outras, e por isso, hoje posso dizer que até agora, a Double Dog é uma das minhas preferidas.
Caso você não curta a supremacia do lúpulo na cerveja… Relaxa! Existem outras Flying Dogs que certamente vão arrebatar seu paladar!
No próximo post eu falo sobre uma cerveja mais levinha, e falo um pouco sobre o que ando aprendendo sobre os tipos e subtipos de cervejas. Mas se você não quiser esperar, dá uma checadinha nesse endereço aqui.