Mais uma bebida da Grécia, agora uma bebida única, um licor de um fruto chamado Koum Quat. Podem ser criados licores e também cervejas com esse fruto originado da China e trazido pra Grécia.
Se tem uma coisa na Grécia que encanta qualquer fã de bebidas é a variedade quase infinita de marcas e sabores. Devido à geografia local, existem centenas de produtores locais, que oferecem a qualidade que só um pequeno produtor pode oferecer.
Andando pelas ruas de Corfu, por exemplo, encontrei algumas lojas repletas de uma certa bebida alaranjada, armazenada em garrafas dos mais diversos tamanhos e formas, inclusive algumas minúsculas sendo vendidas como souvenir. Trata-se do Koum Quat!
Que raio de nome é esse?
Koum Quat é o nome chinês (em dialecto cantonês), do fruto e da árvore da Fortunella japonica, uma pequena fruta que foi levada para a Grécia na época das grandes navegações. Imagine uma pequena laranja, que quando está em seu ponto máximo de maturação tem o tamanho de uma uva. Isso é o Koum Quat.
Frutinha versátil
Como o fruto não exige condições climáticas especiais, é possível cultivá-lo no quintal de casa. Por isso, o Koum Quat é apreciado na culinária (doces e compotas), na fabricação de bebidas (licores e cervejas) e na indústria de cosméticos (sim, creme facial, xampu e derivados) da Grécia.
O licor de Koum Quat
Em geral o licor de Koum Quat possui de 22 a 25% de volume alcoólico, e seu aroma e sabor pode ser considerado único, por ser muito doce e também muito ácido. Tem um sabor característico de laranja, mas com um toque natural que lembra hortelã, o que o torna agradável de ser degustado também no verão. Os gregos costumam tomar o licor em pelo menos 4 variações: puro, “on the rocks”, batido com suco de fruta, ou com café!!!