Festa do Maibaum no Stadt Jever em BH

Todo dia 1º de Maio os alemães erguem uma árvore comunitária em suas cidades para comemorarem o Maibaum, ou árvore de Maio (Mai = Maio e Baum = Árvore). Históricamente este ato simboliza a unição da comunidade e, para nós, motivo para beber.

BH, terra dos botecos, então vamos beber

Em Belo Horizonte não podia ser diferente. Apesar de não termos uma forte tradição alemã, a representativida do bar Stadt Jever na cidade é grande, garantindo uma bela festa de Maibaum.

Existe um provérbio que diz:

A Maibaum é o testemunho de que a comunidade está unida

Fonte: http://www.brasilalemanha.com.br/portal/notice_print.php?id=5222

Este ano a árvore foi erguida por volta de 22h da sexta, dia 30 de abril, com ajuda de várias pessoas que participavam da festa. Além da tradicional cerveja, em copo de 1 litro, por favor, tinha também um ótimo licor de morango fábricado pelo André, gerente da casa.

Curiosidades e costumes

Um costume interessante que envolve as Maypole (o nome das árvores que são erguidas) diz respeito ao roubo dela. No Stadt Jever me falaram que se você rouba a árvore de outro bar, ou vila, os proprietários só a recuperam se pagarem uma rodada de cerveja para todos os presentes. Infelizmente não aconteceu roubo nenhum no dia, mas a festa dura o mês inteiro e por isso são 31 dias de vigilia e tentativas de roubo para garantir um chopp de graça 🙂

Levando toda a história em consideração e pensando no que temos hoje em dia na cidade, vemos que o Maibaum é muito mais uma data para bebermos e saudarmos as amizades. Nada melhor para isso que um bom copo de chopp e deliciosas comidas típicas!

Prost!