Opiniões do Dono do Bar sobre a nova lei que está para ser aprovada no senado sobre o aumento na gorjeta dos garçons de 10% para 20% para bares, restaurantes e afins, com contas encerradas após 23h.
Créditos: Alessandro Tocafundo
Puta que pariu… Me desculpem mas eu tive que começar esse artigo dessa forma. Quando recebi essa notícia na semana passada me bateu uma certa revolta, uma indignação tamanha, que tenho que expor aqui, minha opinião e tudo mais.
Gorjetinha camarada
Eu já achava meio absurdo essa coisa de gorjeta, mas pelo menos não é obrigatória. Portanto, se o garçom foi um merda, lima nele, foda-se, não vai ganhar nada de 10%. Mas agora, 20% é sacanagem né? Porra Senado!
Detalhes sobre a lei
Créditos: Edson Medina
Alguns pontos da lei no trecho abaixo:
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira, em caráter terminativo – não precisa ser votado em plenário -, ou seja, fodeo, o projeto de lei do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) que prevê a cobrança de gorjeta de 20% sobre contas encerradas à noite, após as 23h, em bares, restaurantes e similares.
Bom, pelo menos só vai ser pregada quando a conta for fechada depois das 23h. Mas caraleo, quando você, bebedor, fechou uma conta ANTES das 23h? No máximo fechou para ir em outro bar, numa peregrinação, caminhada etílica. E muitas vezes você chega num bar depois das 23h, então o fechamento, fodeo…
Agora vamos a algumas palavras do Crivela
Eles estão mais sujeitos a riscos de violência, sofrem com as dificuldades de transporte e estão submetidos a um grau de penosidade maior
Porra, meu nobre, por acaso com esses 20% ele vai pegar um táxi pra voltar pra casa ou comprará uma luva de boxe pra se defender dos idiotas violentos que às vezes frequentam botecos? Acho que não…
Mas sabe o que mais me deixa puto? Ficar sabendo que vários bares e restaurantes não repassam esse valor para seus funcionários. Isso me revolta completamente, puta que pariu de novo. Quero comprovação de que essa grana vai pros garçons mesmo, nego que rala pra satisfazer os bebedores, onde muitos são gente boa pra caraleo e te faz voltar para aquele estabelecimento.
Conclusões
Sinceramente eu acho que ao invés desses 20%, os donos dos estabelecimentos deveriam aumentar os salários dos garçons e melhor, façam que nem a Petrobrás, paguem extras por periculosidade, horários, entre outros. Porque isso deveria acontecer e espero que aconteça, mas duvido que isso aconteça em todos os bares.
E sinceramente? Por que nego só ta querendo derrubar os estabelecimentos que tem a ver com bebidas, Lei Seca e tudo mais, aumentando impostos, dando multas astronômicas, enquanto a igreja ninguém quer cobrar impostos e fiscalizar receitas?
Finalizando
É uma opinião minha e não sei se todos irão gostar dela, mas eu tenho a liberdade de achar o que eu quiser. E você? O que acha?