Pint of Science: Ciência também é Papo de Bar

Sentar para tomar uma cerveja com os amigos e discutir teorias de Física Quântica, Evolucionismo ou Filosofia Moderna… Quem nunca? Nos próximos dias 20, 21 e 22 de maio será possível fazer isso com cientistas de verdade, em 87 cidades do Brasil. Trata-se do Pint of Science, um evento de divulgação científica que ocorre, simultaneamente, em 24 países.

Como surgiu o Pint of Science?

Pint of Science

O Pint of Science nasceu na Inglaterra, depois que dois pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, organizaram um evento chamado Encontro com Pesquisadores, em 2012. Nesse encontro, pessoas com Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla foram convidadas para conhecer os laboratórios dos cientistas e ver de perto o tipo de pesquisa que realizavam.

A experiência foi tão inspiradora que a dupla decidiu propor um evento em que os pesquisadores pudessem sair das universidades e institutos de pesquisa para conversar diretamente com as pessoas, de maneira informal e descontraída, desmistificando e popularizando a ciência. E existe maneira melhor que tomando um pint (medida do copo inglês de cerveja)? Assim, em maio de 2013, foi realizado o primeiro Pint of Science.

E por aqui?

No Brasil, o evento chegou em 2015, organizado por pesquisadores da USP na cidade de São Carlos. Foi se expandindo ano a ano e hoje, o Brasil é o país com maior número de cidades realizando o Pint no mundo. Toda a organização é voluntária, puxada por pesquisadores, professores e estudantes universitários, profissionais de comunicação e outros entusiastas, tanto da ciência quanto da cerveja.

Pint of Science 2018

Para o coordenador local do Pint of Science na cidade de Foz do Iguaçu (PR), o professor Francisney do Nascimento, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), o objetivo do evento é popularizar a ciência para o público e demonstrar o impacto da pesquisa científica no cotidiano. “Mesmo sem percebermos, a ciência está envolvida nos produtos que usamos, nos avanços da medicina, em nossas relações interpessoais e até em nossos momentos de lazer”, afirmou.

Finalizando

Temas como astronomia, bebês geneticamente modificados, mulheres na ciência, entre outros, serão degustados com muita cerveja. Ficou interessado? Então, programe-se e participe! Para saber se a sua cidade receberá o evento e qual a programação, basta consultar o site oficial.

O evento é bem simples: as palestras ocorrem em bares e/ou em fábricas de cervejas, onde você pode chegar, pedir uma cerveja e conversar com os pesquisadores, tudo bem informal. É uma ótima maneira de aprender assuntos novos ou discutir sobre aquele tema polêmico, da maneira que a gente mais gosta: bebendo. #Cheers