Nos últimos anos ficou popular a cervejeira doméstica. Menores do que as utilizadas em restaurantes, mas cumprem a mesma função de manter sua bebida gelada.
Nos últimos anos ficou popular a cervejeira doméstica. Elas são menores do que as utilizadas em restaurantes, mas cumprem a mesma função de manter sua bebida gelada. Além disso, são mais bonitas, na linha das mini-adegas que também surgiram nos últimos anos.
Cervejeira em casa?
Lembro do choque quando vi pela primeira vez uma cervejeira de bar em uma casa. Ela ficava em uma cobertura e o dono costumava fazer churrascos frequentemente.
Cabiam 5 engradados de cerveja de 600ml e, por conveniência, ele comprava bebida direto de uma distribuidora. Os funcionários da distribuidora chegavam no prédio e perguntam ao zelador “onde é o bar?“. Aí descobriram que teriam de subir pela escada com 5 engradados nas costas até a cobertura.
Mas o mundo mudou
É preciso entender que 10, 15 anos atrás a oferta de cerveja era diferente. Maior parte das pessoas consumia em garrafas de 600 ml e havia 1 dúzia de marcas disponíveis, no máximo.
O comportamento das pessoas mudou. Hoje é mais difícil residências possuírem vasilhame e muitas cervejas de 600 ml nem são mais retornáveis. O fato é que estamos bebendo muito mais em long necks, latas e garrafas em formatos variados devido a popularização das cervejas artesanais.
Cervejeira doméstica
As cervejeiras domésticas oferecidas pelas grandes marcas (Consul, Brastemp, Electrolux) são bem menores do que as tradicionais com cara de mercearia da Metalfrio. Elas tem espaço para 2 engradados no máximo e, na verdade, nem esperam ser usadas para esse padrão de garrafa.
Veja o espaço interno da cervejeira da Consul. Segundo o fabricante há espaço para até 75 latas.
Aquele número que gostamos de ver
Um ponto que essas cervejeirinhas não perderam foi o painel exibindo a temperatura. Por motivos óbvios, brasileiros entendem que a temperatura da bebida a ser tomada é absolutamente importante. Em países mais frios esse comportamento não é tão evidente.
A grande vantagem do mostrador é que não se precisa abrir a porta para verificar se a bebida está gelada. Porém, se você está com pressa, recomendo girar as garrafas ou latas periodicamente para que o líquido resfrie mais rápido.
Detalhes importantes sobre cervejeiras domésticas
Esse tipo de produto é ainda um pequeno freezer, com um compressor equivalente a uma geladeira duplex. Assim, independente do tamanho, o preço e o consumo de energia é muito parecido.
Como exemplo, as cervejeiras Frost Free da linha CZD da Consul custam por volta de R$ 1.700, ao passo que você encontra geladeiras duplex Frost Free da Consul pelos mesmos R$ 1.700.
Veja os preços nesse site de Geladeiras Duplex da Consul e Cervejeiras da Consul.
Cervejeira vs. Frigobar
Quando montei a minha área de churrasqueira, há 10 anos, não havia esse produto disponível e acabei comprando um frigobar para manter a bebida gelada. Uma das vantagens dele é que se pode manter bebidas não alcóolicas, pois a temperatura interna nunca baixa do ponto de congelamento.
Por outro lado, é um FRIGOBAR e não uma cervejeira. Então é preciso abrir a porta para ver o que tem dentro e demora 12 horas para gelar a bebida. Isso acaba exigindo um planejamento extra, como abastecer ele no dia anterior do evento.
Mas preciso mesmo comprar uma cervejeira?
Sim, você deve ter uma cervejeira se costuma reunir amigos com frequência. O tamanho dela depende mais do espaço que você tem disponível e do tamanho médio das turmas que você reúne.
Uma geladeira, mesmo uma duplex ou french door, é limitada no espaço que oferece para a bebida e na temperatura que a mantém. Ademais, por mais bonita que ela, não se compara a cervejeira com porta de vidro e mostrador de temperatura.
Dica: o site Compre Sua Geladeira agrega reviews de geladeiras, detalhes técnicos e o melhor preço da internet para cada produto