Visando melhorar um serviço que nunca esteve em alta no Rio de Janeiro, a Academia da Boa vai investir nos garçons cariocas
Salve, queridos amigos PdBs! A Antárctica investe no Carnaval do Rio de Janeiro há tempos e com isso, a marca conquistou um carinho especial do povo carioca. Merecidamente, diga-se de passagem. Para continuar seu investimento na cidade, vem aí a Academia da Boa, que vai investir nos garçons cariocas mostrando que coisa boa gera coisa boa.
Por que investir nos garçons cariocas?
Qual é a primeira reclamação que você escuta quando fala com pessoas que visitaram a Cidade Maravilhosa? Violência? Insegurança? Nada disso! Serviço é a resposta correta. Os caras aqui no Rio atendem muito mal. Parece que estão sempre fazendo um favor ao cliente. Quem mora na cidade acaba se acostumando e é surpreendido quando tem um atendimento bom. Algo que deveria ser normal. Mas quem vem de fora, fica indignado e com toda razão.
Para mudar esse quadro, a Antárctica lança a Academia da Boa e vai investir nos garçons cariocas, com cursos gratuitos de capacitação e reciclagem, que serão realizados em parceria com o SENAC e darão certificado aos participantes. A ideia, além de melhorar o serviço na capital fluminense, é ajudar na recolocação de garçons que estão fora do mercado. Que ideia maravilhosa!
Conte-me mais sobre essa Academia da Boa
Créditos: Felipe Panfili
Além de ser o cara de um bar, o garçom se tornou um personagem emblemático para os boêmios. O cara é amigo, recebe bem, sabe escutar quando necessário, serve com alegria, é simpático, sorri… Tudo isso é o que esperamos quando imaginamos um garçom, mas a realidade por aqui anda meio diferente. E a Boa vai mudar isso! Só em 2018, serão 500 garçons treinados e certificados pelo projeto Academia da Boa, sendo 300 novos e 200 reciclados.
Para colocar em prática o projeto, a Antárctica criou mesmo uma Academia da Boa. O local fica dentro da Fundição Progresso, famosa casa de shows da Lapa, e conta com duas salas de aula e um bar, onde os garçons colocarão em prática o que aprenderam nas aulas. Estivemos lá, no evento de lançamento, e o lugar ficou muito legal!
E as aulas?
Créditos: Felipe Panfili
As aulas da primeira turma começaram dia 17 de abril. O currículo será uma mescla entre a formação tradicional e aulas especiais com a cara da BOA. Os inscritos aprenderão técnicas para um atendimento mais simpático, conhecimentos sobre a marca e sobre os universos cervejeiro e do bar, além do treinamento prático em no bar. A Bruna Buás, diretora de marketing de Antárctica, contou mais sobre o projeto:
“Se somos a cerveja que se inspira no carioca e que quer gerar coisas boas, precisávamos trazer algo que realmente fizesse a diferença neste momento. Acreditamos que, contribuindo para a formação dos profissionais, podemos dar mais oportunidade de trabalho para as pessoas e contribuir para a melhoria da prestação de serviços nos bares da cidade. Todo mundo ganha: garçons, patrões, clientes e o Rio. E este é o objetivo principal da Academia da BOA, incentivar e contagiar com um sentimento positivo, oferecer uma alternativa boa para todos”.
Para inspirar ainda mais os alunos, dez garçons, nove homens e uma mulher, foram selecionados pelo excelente atendimento, através de uma pesquisa e eles darão uma aula magna do curso e serão embaixadores da Academia da Boa, além de padrinhos dos participantes. Imaginem o quão gente boa são essas pessoas escolhidas para uma função tão importante!
Dentre os dez selecionados, nós do PdB, conhecemos o Ramon, gente muito boa, dono de uma fácil risada, que trabalha no bar Gato de Botas, em Vila Isabel. Além dele, o nobre Agnaldo, do galeto Sat’s, é um cidadão famoso no Rio de Janeiro e graças a seu carisma conquistou fãs que, na época das olimpíadas, criaram até o movimento #AgnaldoOlimpico.
Finalizando
Créditos: Felipe Panfili
Fato é que na última terça-feira, 17 de abril, foi inaugurada a Academia da Boa. Os garçons e donos de bares interessados em informações sobre o projeto ou inscrição para turmas podem se informar em site ou pelo e-mail [email protected].
Que projeto maravilhoso! Investir numa cidade, num ideal, visando melhorar algo que fará bem a todos. Fantástico! Estou encantado com a iniciativa da Antárctica e tenho certeza que será um sucesso! Que os garçons aproveitem ao máximo a experiência e que o atendimentos nos bares melhore e todos seremos felizes!
Aquele abraço!