Veja mais informações sobre a Vero Gelato e Café, seus sorvetes etílicos, seus cafés, sabores orgânicos, dentre outras novidades.
Nessa última sexta-feira foi o dia do sorvete, comentamos sobre no nosso Facebook. Ia postar sobre os sorvetes etílicos da Vero na sexta, mas a bebedeira não me permitiu, portanto, fica esse trabalho pra segunda-feira, pro dia ficar mais sagaz.
Conheci a Vero Gelato após o evento de lançamento do livro Degustando Vinhos que comentei por aqui. Depois do lançamento nós fomos para a loja do Leblon para experimentar os diversos sorvetes.
E o que tem de sorvete etílico na Vero Gelato?
Chegando lá eu fiquei sabendo dos sorvetes etílicos. Mas além deles existem outros sabores deveras interessante. Mas fui conhecer melhor o Vero quando visitei a loja de Ipanema e conheci o Andrea Panzacchi, dono do estabelecimento.
Andrea é italiano, bem simpático e atencioso com seus clientes. E o interessante é que além dos sorvetes e café, a casa tem outras coisas interessantes como sanduíche de sorvete e o semifreddo, uma mistura de bolo com sorvete.
Peraí, sanduíche de sorvete?
Isso mesmo. Achei estranho no início, mas é um pão estilo panetone e que vem recheado com o sorvete que você quiser. Ele vem quentinho e com o sorvete geladinho, delicioso.
Os sabores dos sorvetes
Algo interessante que ele falou sobre os sorvetes etílicos é que eles podem ter problema caso o vinho esteja ruim, no caso de sorvetes com vinho.
E o interessante é que por causa da sazonalidade das frutas e temperos o mesmo sabor do sorvete pode ter de mudar a cada dia, isso é bastante complexo.
A parte dos sorvetes de chocolate ele também inovou não usando o famoso chocolate belga, usa somente cacau da região da Rota do Cacau, na Bahia.
O que impressiona é a quantidade de sabores de sorvete…
Diversos sabores, alguns já conhecidos por nós brasileiros. Vou citar alguns:
- chocolate com pimenta
- chocolate com avelã
- sorbet de chocolate sem adição de leite
- caqui
- jaca
- caju completo (feito com a fruta e pedaços de castanha de caju)
- jambo
- açaí
- frutas vermelhas
- pistache (produzido com matéria-prima de Bronte, Sicília)
- caramelo com flor de sal
- gianduia
- fior di latte
- panna cotta
Um ponto que me surpreendeu muito foi saber que muitas marcas que produzem o sabor pistache faziam de uma forma bizarra, com pedaços de caju e a cor forte era por causa do corante. Depois as marcas começaram a copiar a Vero.
Tá, mas e os sorvetes etílicos?
A parte que mais nos chamou atenção, claro. Ele produz diversos sabores sempre e com as mais diversas bebidas. Alguns dos sabores:
- limoncello (produzido com o licor de limão típico do sul da Itália)
- chocolate com rum e raspas laranja
- Bellini (assim como o drink, pêssego com espumante)
- vinho do Porto com pêra
- zabaione (a base de Marsala com gemas de ovos)
- espumante rosé com rosas damascenas
- sorbet de caipirinha de limão tahiti com cachaça
- zuppa inglese (pão de ló levíssimo embebido em licor de Alchermes produzido por Panzacchi)
Desses eu só consegui experimentar o de chocolate com rum e laranja, delicioso e pouco doce, o que me agradou. Fiquei curioso com o de vinho do Porto, limencello e Bellini.
Finalizando
Eles ainda possuem uma linha de sorvetes elaborados com ingredientes orgânicos à base de água, sem adição de leite ou açúcar. Eles são produzidos inteiramente com insumos de certificação orgânica e adoçados com agave azul.
Disponíveis em esquema de revezamento, sempre respeitando a sazonalidade dos ingredientes. Veja alguns sabores:
- banana com cumaru
- limão siciliano com lavanda
- pitanga
- carambola
- chocolate 75% com nibs de cacau
Se quiser saber mais sobre a Vero Gelato é só visitar o site deles. Veja o endereço e horário de funcionamento das lojas:
- Vero Gelato e Café – Rua Visconde de Pirajá, 229 – Ipanema – Rio de Janeiro. Tel.: (21) 3497-8754. De segunda a domingo, das 10h30 à 0h30.
- Avenida Ataulfo de Paiva 135 – Leblon – Rio de Janeiro. Tel.: (21) 2529-2296. Horário: De segunda a domingo, das 10h30 às 23h.