Focada em chegar bem ao automobilismo, a Heineken mostra que Fórmula 1 é mais que uma corrida e segue com suas ações junto aos fãs do esporte
Alô, alô galera PdB! Contamos há algum tempo atrás que a Heineken seria patrocinadora da Fórmula 1. Nesse meio tempo, a marca não fez ativações e enfrentou uma rejeição por parte dos fãs de automobilismo, que não gostaram do esporte associado a uma marca alcoólica. Sabendo disso e tendo que dar uma resposta, a Heineken mostra que a Fórmula 1 é mais que uma corrida e segue sua linha de propagandas com personagens recusando a cerveja.
“É natural nos questionarem sobre a bebida e direção. Para a Heineken, é uma obrigação e uma oportunidade de promover um comportamento responsável, porque as pessoas querem ouvir uma marca como nós. Nós somos a única marca de cervejas a mostrar pessoas rejeitando nosso próprio produto”
Afirma Trikha, diretor global de comunicações da Heineken.
Essa foi uma sacada de gênio! Um vídeo de uma marca, onde o protagonista dispensa a própria marca. Hoje parece meio simples e até fácil de chegar lá, mas num mundo onde a cerveja está associada a praia, futebol e/ou mulheres bonitas com seus corpos perfeitos, você mostra a rejeição como algo positivo?
Sim, você mitou! E não é pura e simplesmente uma recusa, trata-se de uma negativa justificada, cheia de razões e motivos, que dão orgulho aos fãs que assistem os vídeos. Se liga no último.
Sobre o vídeo…
O britânico Jackie Stewart foi um grande piloto de Fórmula 1. No vídeo, ele aparece recusando a Heineken que lhe é oferecida diversas vezes sob o argumento de que está dirigindo.
No fim, curtindo o auge de seus 77 anos de idade, é oferecida mais uma Heineken à Jackie e quando todos esperam que ele vá enfim aceitar, ele recusa e dá uma olhada para seu carro esportivo, respondendo que ainda está dirigindo.
Beber e não dirigir é clássico, apesar de historicamente muitos de nós bebermos e dirigirmos, obrigando ao surgimento de leis, multas e penalidades aplicadas pela Operação Lei Seca, hoje vejo uma consciência por parte da nova geração que está por aí nessa questão de beber e dirigir.
Una-se isso a campanhas como essa, onde a marca desestimula o consumo do próprio produto, a perspectiva do futuro é boa. Na outra campanha envolvendo uma recusa, a Heineken focou nas meninas e mostrou que homens bêbados não são valorizados por elas. Outra pegada excelente da marca.
A parceria com a Fórmula 1
Agora focada em desenvolver a parceria com a Fórmula 1, a Heineken quer apresentar a corrida ao público mais jovem e mostrar que o evento não é apenas uma corrida de duas horas e sim algo que acontece por 3 dias naquele local, que pode se considerar especial por receber a Fórmula 1.
Afinal, sem contar a chegada de equipe e pilotos, são dois dias de treinos e a tão esperada corrida de domingo.
Além disso, em breve haverá um novo vídeo com o ex-piloto escocês, David Coulthard, mostrando a um novato os luxos que um piloto de F1 tem acesso, para enfatizar que tudo aquilo é mais que uma corrida.
Finalizando
A Heineken é mestre em criar e abordar novos e diferentes conceitos e tenho certeza que será um sucesso na F1.
Fórmula 1 essa, que estava há muito precisando de um parceiro assim, que inovasse e mostrasse o esporte além do que ele realmente é.
Essa parceria será incrível para ambas as partes! Vida longa aos criativos.
Aquele abraço!