É possível que ocorra uma "seca" de whiskies devido o aumento de consumo por causa da China. Mostramo 5 whiskies que valem a pena serem estocados.
Salve, salve, amigos PdBs! O mundo anda meio louco, né não? A comunidade européia passa por uma crise, nosso querido Brasil vai de mal a pior e a China segue bombando! Não à toa os caras podem acabar com as reservas de bons whiskies por aí. Se liga nos 5 whiskies que valem a pena ser estocados.
Desde que a China abriu sua economia ao mercado capitalista, o super populoso país não para de crescer. Existem até aquelas teorias da conspiração afirmando que a galera de olhos puxados querem dominar o mundo e andam se espalhando por aí, para estarem em todos os lugares quando o “golpe” acontecer. Teorias a parte, o fato é que os estoques de bons whiskies estão chegando ao fim e isso está diretamente ligado ao aumento de consumo dos chineses.
Os 5 whiskies e a China
Grandes consumidores de famosos rótulos de scotch, os caras consomem cada vez mais. Em 10 anos, de 2004 a 2014, o aumento foi de quase 150% de acordo com a associação das destilarias da China. O embaixador da Glenfiddich no Brasil, Christiano Protti, afirma que:
“Boa parte de nossas edições mais raras são vendidas diretamente para a China.”
Diante disso, as grandes produtoras querem aumentar a produção, mas querer nem sempre é poder. Produzir mais é viável, mas o tempo que isso leva atrapalha na hora de manter o consumo. Para obter um whisky único são necessárias décadas e diante disso, estima-se que uma escassez de dez anos aproximadamente, acontecerá em breve. Entre o que está quase pronto e o que irá demorar mais tempo para vingar, haverá um período de seca.
Sabendo disso, a galera da GQ, preparou uma lista de marcas que valem a pena ser estocadas e nós mostraremos o Top 5 whiskies para vocês:
Whisky JWS Private Collection 2016
Esse será o terceiro whisky da série John Walker and Sons. A bebida é uma combinação de três single malts que harmonizam perfeitamente e possuem notas de mel. Ou seja, isso deve ser bom pra caramba! São 8.888 garrafas produzidas, das quais apenas 120 chegarão ao Brasil. Se puder ($$$) compre e guarde ou beba logo!
Whisky Royal Salute 62 Gun
Esse é um dos blended whiskies mais artesanais do mundo! Criado pela Chivas e especial como só ele, o Royal Salute 62 Gun é a união de whiskies com no mínimo 40 anos e um preço inversamente doce ao seu sabor, com a garrafa custando pouco mais de 11 mil reais.
Whisky Glenfiddich 26
Como diz o nome, são 26 anos ou, no mínimo, 9.496 dias repousando em barris de carvalho para se obter o Glenfiddich 26. Com tanto tempo de trabalho para dar sabor e aroma perfeitos, o valor não é baixo. São quase 7 mil reais para conseguir uma garrafa dessas, mas que para um bom apreciador da bebida, serão bem gastos.
Whisky The Macallan “M”
Quando ouvimos falar em Macallan, já vem coisa boa na cabeça. Famosa por produzir grandes single malts desde 1824, o The Macallan M, aparece como um dos melhores whiskies da história e por isso, o valor de cada garrafa gira em torno de 20 mil reais.
Whisky Glenmorangie Nectar D’Or
Esse é um puro malte escocês que você consegue comprar por algo em torno de R$ 500 reais. O Glenmorangie Nectar D’Or fica 10 anos barril de bourbon e barricas de vinho e não deixará dúvidas se você resolver estocar umas garrafas dele.
Finalizando
Achamos a dicas bem legais para aquela galera que curte ter uma bebida especial guardada para ser aberta naquela ocasião mais que especial. Nós do Papo de Bar, costumamos beber um bom Jack Daniel’s e temos sempre um Red ou um Black Label para quem preferir. Façam seus estoques, mas não exitem na hora de consumir o que vocês gostam, porque é caro ou raro.
Aquele abraço!