Aproveitando o surgimento de diversas micro cervejarias, Petrópolis entra na rota das cervejas artesanais e cria o Deguste.
Olá nobres amigos! Moro na Cidade Maravilhosa, me sinto um carioca da gema, mas nasci e fui criado em Petrópolis, a cidade imperial, que fica na região serrana do estado do Rio de Janeiro. E hoje venho com uma notícia que me deixa muito feliz: Petrópolis entra na rota das cervejas artesanais com o Deguste.
A cidade é pequena, mas não minúscula e sempre foi uma reclamação dos moradores de lá, que Petrópolis deveria ter mais eventos diversos para atrair turistas e divertir os moradores locais. Concordando com esse pensamento, o pessoal da ACervA Petrópolis, se movimentou junto com a Fundação de Cultura e Turismo de lá para organizar uma feira mensal de cervejas artesanais, a Deguste.
Deguste – Isso é excelente!
Além de estimular as cervejarias que já existem por lá, eles incentivam o surgimento de novas e apresentará a população petropolitana, cervejas de diversos locais do país. A primeira edição da Deguste, acontecerá em 30 de janeiro, de 11 às 22h, na Praça Visconde de Mauá e tem confirmadas diversas cervejarias como: Aconchego Carioca, Bohemia, Antuérpia, DuZé entre outras.
Um dos organizadores, Rafael Avancini, que junto com seu sócio concebeu o evento, explica do onde veio a inspiração:
Queríamos reforçar a vocação histórica da cidade com relação à cerveja, uma vez que temos a colonização alemã, a pureza da água e a primeira cervejaria do Brasil. Esperamos que o público se identifique com a feira, pois estamos trabalhando para transformá-la num evento muito agradável para todos os públicos e, acima de tudo, que cada dia mais ao invés de beber cerveja, venham degustar a cerveja.
O local contará com um espaço gourmet, chamado Agridoce, que fará pratos harmonizando com as cervejas da feira e já no espaço Circo, haverá atividades interativas para adultos e crianças se entreterem. Devido ao Carnaval, a feira não será realizada em fevereiro, mas a partir de março sua periodicidade será mensal.
Finalizando
Acho incrível que cidades menores realizem eventos desse estilo, estimulando a cultura cervejeira a se expandir para além das capitais. Já estou ansioso e torcendo para que o evento seja um sucesso! Se você tinha alguma dúvida sobre bons motivos para visitar Petrópolis, agora não tem mais. Pode subir a serra e aproveitar as cervejas de lá!
Aquele abraço!