Nutricionista diz como beber cerveja sem engordar

A clássica dúvida “cerveja engorda ou não engorda?“. Sempre vi respostas diversificadas, várias pessoas falando a mesma coisa só que de forma diferente. Eu sempre disse dá pra beber cerveja sem engordar, que o que mais engorda mesmo são aqueles petiscos deliciosos e cheio de gordura. Mas isso varia de pessoa pra pessoa. Eu por exemplo, sou magro e bebo toda semana, como gordura, etc, adoro essas besteira. Mas sou diabético, portanto, faço exercícios e cuido da minha saúde o suficiente. Fora que meu metabolismo é meio fodasse também, tenho essa vantagem.

E como beber cerveja sem engordar?

Pergunta difícil, viu… Como eu disse ali em cima, é complicado, pois depende da estrutura corporal de cada um, da forma como o organismo responde ao que você come, como o seu metabolismo é sagaz ou não. Mas a cerveja não tem muito a ver, não é uma vilã. Elá é sempre condenada quando alguém entra em alguma dieta, mas no Festival de Cerveja de Campinas a nutricionista Rosana Perim comentou o seguinte:

Caloria da Cerveja

Na verdade, o que engorda são as comidas que a gente escolhe para comer com a cerveja. Geralmente, as pessoas acabam optando por coisas ricas em gordura e teor de caloria maior, como frituras, pastéis, calabresa

Na imagem acima você viu que a cerveja não possui muitas calorias, vai de um pouco mais de 100 até 130 calorias. Ela possui uma quantidade alta de carboidrato, o que ajuda a pessoa a engordar, tanto que a cerveja sempre sai daquelas dietas que são só feitas com proteína, etc. E também existem aquelas cervejas mais “lights”, inclusive aquela Bud Light, que é uma das cerveja mais vendidas no mundo. Não sou lá muito fã, mas pra quem está mais desesperado pode ser uma oportunidade.

Uma latinha de cerveja tem em média 130 calorias. É pouco para uma dieta diária. Mas a pessoa não pode abusar, tomar muitas
Disse a nutricionista Rosana Perim.

Então qual é o vilão em beber cerveja sem engordar numa dieta?

gordo e magra

Créditos: Yuliya Orehova

Nós mesmos. Resposta tosca, é verdade, mas o grande problema é que não conseguimos beber só uma cerveja. Vimos que um iogurte de frutas tem quase o dobro de calorias de uma cerveja, porém, você só ingere um iogurte por vez. Você lembra da vez em que você beber somente um copo ou lata de cerveja? Você pode até beber todo dia sua cerveja, seja artesanal ou não. O problema é você beber sem freio, que nem um louco. E o problema também é aquele maldito diabinho que fica no teu ouvido, que a partir de uma determinada quantidade de cerveja você entra no vórtex bizarro e fodasse, já virou seu outro eu completamente bêbado.

E é foda também você trocar um frango à passarinho ou uma calabresa acebolada por uma caesar salad. Isso certamente não terá naquele boteco pé sujo. Você pode também apelar para aquele alface no petisco, mas cuidado, pois ele terá sugado toda a gordura do petisco 😛

A nutricionista recomenda acompanhamentos menos calóricos, como filé aperitivo, brusqueta, carpáccio e até queijos mais leves, como mussarela de búfula. Mas como eu disse no parágrafo anterior, isso raramente terá no boteco sagaz na esquina da sua casa, só o filé aperitivo mesmo que terá.

Exercícios acima de tudo

Se isso não for gravidez você tem sérios problemas

Se isso não for gravidez você tem sérios problemas

Créditos: Vivienne S

Esse é o ponto. Acho que muitos nutricionistas concordarão que você pode até ter uma alimentação em alguns momentos desregrada, mas se você mantiver uma atividade física frequente, você consegue manter seu peso com saúde. Exercícios vão queimar essas gorduras malditas que ingerimos, deixará seu coração bem, todos os orgãos, etc. Mesmo pra quem não bebe o exercício é extremamente importante. Caso você esteja acima do peso, com aquela pança que você não gosta, antes se pergunte sobre a vida, se tem feito exercícios, etc. Caso não, reveja seus conceitos. Mais vale uma vida com bebidas e exercícios físicos, do que somente encher a maldita cara com a cachaça. Pense nisso.

Mas lembre-se, não quer dizer também que só porque você faz exercício pra cacete todos os dias que você pode encher a porra da cara sempre e comer merda sem parar. Uma boa alimentação não substitui exercício físico e vice-versa.

Finalizando

Bom, já sabemos que a cerveja faz bem pra saúde e que, inclusive, a Organização Mundial da Saúde recomenda uma latinha de cerveja para mulheres e duas para homens por dia que não é prejudicial. O grande problema é a dificuldade de se beber somente uma ou duas latas.

Fonte: G1.