A AB Inbev, gigante do setor cervejeiro, pretende fazer uma proposta de compra para a SABMiller.
Em tempos de crise, pelo menos aqui no Brasil, fica até estranho falar em bilhões. Mas não é o que acontece com o mercado cervejeiro por aí.
A AB Inbev (gigante do setor) pretende fazer uma proposta para a SABMiller (outra gigante do setor). Proposta essa que reuniria as duas maiores fabricantes do mundo e controlaria cerca de metade do lucro de toda a indústria cervejeira.
Oi?! o.O
A AB Inbev, fabricante da Budweiser e Stella Artois por exemplo, que detém a maior parte do mercado nas Américas, consolidando essa união, teria acesso aos mercados dominados pela SABMiller, como África, Ásia, e países como Colômbia, Equador e Peru na América Latina. Isso representa um acesso a US$ 7 Bilhões em receitas somente na África, e mais US$ 4 Bilhões na Ásia. Essa seria a maior aquisição na história da indústria cervejeira.
Somente o fato de citar a possibilidade de aquisição, as ações de ambas decolaram, com a SABMiller tendo alta de 23%, aumentando seu valor de mercado em aproximadamente 60 bilhões de libras, e a AB Inbev vê seus papéis subirem 12%.
Tá, mas depois de tantos bilhões, o que acontece?
Pois bem, a notícia assusta um pouco na minha visão. A primeira coisa que vem na minha cabeça é “Monopólio de mercado”. Mas, até onde isso é nocivo ao consumidor? Será que não trará mais força ao mercado dos artesanais, como vem acontecendo nos mercados Europeus e Americanos, onde os consumidores estão preferindo cervejas artesanais, desacelerando assim as vendas?
Aguardo as conclusões de todos.
Fonte: InfoMoney