Vamos falar sobre uma das bebidas mais chiques e adoradas pelas mulheres e a alta sociedade: o champagne. Vamos ver a diferença dele pro prosecco e os espumantes.
Hello amigos PdBs de plantão! Estava pensando aqui sobre o tão badalado Champagne! Reza a lenda que é afrodisíaco, elegante, refrescante… A bebida é famosa mundo a fora e sempre que têm uma oportunidade as mulheres querem degustar uma garrafa e se deliciar com o espumante!
Mas sabemos diferenciar um Champagne de um espumante? E o prosecco?
É considerado muito chic pedir uma garrafa de Champagne, mas o que muitos não sabem é que existem alguns pontos que definem o que é ou não um bom e famoso Champagne. Nessa categoria temos 3 bebidas distintas, mas que no fundo são bem parecidas e saber essas regras, para diferenciá-las, fazem toda diferença na hora de fazer seu pedido. Vai por mim 😉
Espumantes
Todo e qualquer vinho que tenha gás carbônico (CO2) em sua composição. Simples assim! Mas não se preocupe, que o tal gás não é inserido na fórmula na marra! O gás surge de uma segunda fermentação pela qual passa a bebida e gera aquelas bolinhas que dão todo o charme da bebida.
Champagne
Créditos: Nick Beadle
Já o espumante com nome mais famoso, só possui essa peculiaridade pelo fato de ser produzido na província de Champagne, na França. Em outros locais também produziam espumantes mudo a fora, mas o que era considerado o melhor, era o espumante de Champagne e por isso, a turma da região exigiu que apenas os vinhos produzidos lá, pudessem levar o nome no rótulo.
Prosecco
Esse é outro termo que muitos usam de forma incorreta também e trata-se de mais um caso parecido com o Champagne! Prosecco nada mais é que um tipo de uva italiana. Diferente da bebida francesa, o prosecco pode ser produzido em qualquer lugar do mundo, mas obrigatoriamente, deve levar a uva em sua composição.
E os profissionais?
Agora que já sabemos tudo sobre espumantes, vamos falar rapidamente sobre quem pode falar com propriedade, quando o assunto é vinhos. São três categorias que abordam o tema: enólogo, sommelier e enófilo.
Mas afinal, qual é a diferença entre os três?
Enólogo
Essa é a galera que trabalha nas etapas da produção dos vinhos, desde o início no plantio, até a colheita das uvas, chegando à preparação do vinho em si. Normalmente são pessoas que estudaram agronomia e podem ter se aprofundado e feito uma pós em enologia.
Sommelier
Créditos: Alex Naumenko
Esses entendem porque se prepararam com cursos e afins na área. Além de vinhos, costumam entender de cervejas também. Trabalhando em lojas, bares e/ou restaurantes, tem contato diário com a bebida e os clientes e estão sempre harmonizando vinhos e comidas variadas. Não é difícil pensar que são os melhores entendedores na arte e harmonizar.
Enófilo
Esses somos nós! Eu, você, nossos amigos, que apreciamos beber um vinhozinho, gostamos (ou não) de estudar e aprender novidades sobre a bebida, mas não temos compromisso algum em relação a harmonizar, sabor, aroma…
Sintetizando, um faz, outro vende e outro compra!
Agora que você já sabe tudo sobre os espumantes, já pode sair e pedir aquela garrafa bonita do seu preferido e impressionar sua companhia!
Aquele abraço!