O evento Salone del Gusto ocorreu em Torino. Um evento como a Feira da Providência, no Rio de Janeiro, que mistura, cerveja, gastronomia e cultura. Confira!
Salve salve amigos e companheiros de mesa de bar. Hoje eu não trago uma receita. Hoje eu trago uma experiência digna de uma correspondente fanfarrônica que sou. Hoje trago as novidades e delicinhas que pude degustar do Salone del Gusto realizado durante a semana em Torino – Itália. Um evento internacional marcado pela diversidade da culinária e agricultura italiana e ainda com produtores de vários lugares do Mundo.
Salone del Gusto, uma Feira da Providência gigante
Sabe a nossa famosa Feira da Providência no RioCentro?! Então, o Salone del Gusto é beeeem maior e diferente que a nossa. A maior peculiaridade, e consequentemente diferença entra a feira brazuca, é que é um encontro de produtores agrícolas, pequenos produtores, pescadores e criadores em geral. Como se fosse um grande encontro de vários tipos de organizações, muitas vezes familiares, com o único intuito de promover a pequena produção, pesca, agricultura e criações de forma sustentável preservando o sabor e a biodiversidade da comida.
Queijos, vinhos, salames, produtos orgânicos e de temporada era o que mais tinha em abundância. Mas nada, nada mesmo superava a intensa atividade de produção de cerveja artesanal. Confesso que perdi a conta de quantos fabricantes diferentes vi por lá. Strong Ale, Golden Ale, Imperial Stout, Strong Pale Ale e Blanche são só alguns exemplos da bela “safra” desse ano. Duas organizações que me chamaram mais atenção (pela qualidade e quantidade de gente em torno do quiosque) foram a Laval e Alta Quota. Vale muito a pena dar uma olhada nas propostas de sabores deles. Meus amigues cariocas do #EstiloPdB ficariam alucinados com isso!! #FATO
Outro ponto alto da festa foi a quantidade de digestivos (um licor bem forte, levando em média 25% de teor alcoólico) de flores que encontrei. Porque não basta comer 3 pratos e beber litros de vinho em um simples almoço. Você PRECISA tomar nem q seja uma dose desse mé pra finalizar a saga culinária italiana. Os caras realmente sabem aproveitar a vida 😀
Finalizando
A medalha de ouro, sem sombra de dúvida na opinião dessa humilde escriba, foi para a Geleia de Cerveja. Pois é nobres leitores…GELEIA DE CERVEJA. Fiquei maravilhada com a novidade que não me contive e compre uma de cada tipo. As noites ficaram incrivelmente mais felizes com um buffet digno de Lordes: queijos, salames, biscoitinhos e essa Birra Spalmabile Bionda.
Não quero saber de outra vida, nobres amigues 😀