A cervejaria Dortmund é a primeira Primeira Micro Cervejaria sustentável do Brasil. Utiliza caldeira à lenha, madeira de reflorestamento, trata a água utilizada na produção e tem reserva de mata atlântica no terreno da fábrica.
Sustentabilidade é um assunto sempre bem comentado e na moda, e o mercado cervejeiro também faz parte disso. Já comentamos sobre esse assunto por aqui, principalmente sobre a Anderson Valley que é uma referência de sustentabilidade no mundo cervejeiro. Pensando nisso, a Cervejaria Dortmund resolveu ser a primeira micro cervejaria sustentável do Brasil.
A Cervejaria é localizada em Serra Negra-SP e pensou que não bastava somente ter um conteúdo de qualidade, ter insumos e matérias-primas boas para produzir uma cerveja sagaz, mas que também uma empresa cervejeira precisa ter um papel ecológico e social, pensando na natureza, no meio ambiente. Com isso, a Dortmund torna-se a primeira Micro Cervejeira sustentável do Brasil, que utiliza caldeira à lenha com madeiras de reflorestamento e sobras das indústrias moveleiras da região, ou seja, a produção é totalmente livre de gás natural.
Além de ser a primeira micro cervejaria sustentável do Brasil, ainda tem mata atlântica
Além de ter todos esses parangolés de sustentabilidade, a Dortmund possui uma reserva de mata atlântica de 40 alqueires na área da fábrica que neutraliza totalmente todas as emissões de CO2 oriundas da produção. Isso é bem sagaz, aumentando ainda mais a tarefa de sustentabilidade de uma micro cervejaria.
Outra parte bem importante que mostra o compromisso com a sustentabilidade é que após a produção das cervejas, toda a sobra de água é devolvida à natureza totalmente tratada. Portanto, usam a água e depois a devolvem para a natureza de uma forma bem sagaz, tratada e do jeito que ela merece. Várias centenas de litros de água que voltam pro meio ambiente por mês sem qualquer impacto ambiental. Em breve serão instalados mecanismos de energias solar e eólica. O objetivo da empresa é ser a primeira e única Micro Cervejaria do Brasil 100% sustentável.
Finalizando
E aí, o que acharam? Acho deveras interessante iniciativas como essa para evoluir esse pensamento focado na sustentabilidade. Que isso vire uma regra a ser seguida por todas as micro cervejarias e por todas, até as megas, master fodasse cervejarias 😉