Veja quais são as melhores cervejas do mundo no Top 10 cervejas artesanais que o Papo de Bar criou com a sua equipe de especialistas. E qual o seu Top 10 cervejas artesanais?
Quem que nunca recebeu aquela pergunta de qual a melhor cerveja do mundo para você? Qualquer um desse meio cervejeiro acaba sendo perguntado por isso. Pensando nisso, eu resolvi perguntar pra equipe do Papo de Bar qual o Top 10 cervejas que eles acham. Quer ver quais foram as escolhidas?
E existe um Top 10 cervejas mesmo?
- Veja nosso Top 10 melhores vodkas
- Veja nosso Top 10 melhores cachaças
Olha, é algo polêmico, já que não bebemos todas as cervejas do mundo, portanto, essa lista pode mudar a cada dia, semana ou mês. Você pode até lembrar de uma cerveja fodástica que você fez num experimento, ou que algum amigo seu fez. Mas não estamos considerando essa possibilidade, estamos colocando cervejas que estão registradas, no mercado cervejeiro, etc.
Sem lenga, lenga, vamos a elas…
Top 10 cervejas pelo Tresdê
Tresdê é um fã de carteirinha da Pilsner Urquell, para ele é a melhor do mundo e foda-se. Possui uma variação de estilos interessantes, que vai da Witbier nacional Jeffrey Nina, até a poderosa 1000 IBU, também nacional.
Créditos: Kuki
- Pilsener Urquell
- Paulaner Salvator
- Delirium Tremens
- Jeffrey Nina
- Wee Heavy – Bodebrown
- 1000 IBU
- La Corne BPA
- Extra Viva Coruja
- Dirty Bastard – Founders
- Cacau IPA – Bodebrown
Top 10 cervejas pelo Drunk McLovin
Seguindo um pouco a pegada do Tresdê, McLovin, também varia um bocado os estilos no seu top 10, colocando IPAs de montão e a deliciosa 5 A.M. Saints, da Brewdog.
- Niña
- Cacau IPA
- 1000 IBU
- Sorachi Ace
- Tripel Karmeliet
- 5 AM Saints
- Cuvée van de Keizer – Rood (2011)
- Troubadour Magma
- Le Freak
- Green Cow IPA
Top 10 cervejas pela Cosmopolitan Girl
Mais um top 10 com uma cerveja da família de trigo e mais uma com a deliciosa e de ótimo custo/benefício, a Tripel Karmeliet. Possui uma edição fodástica da Brew Dog, a Tokyo, que você consegue achar na loja Cerveja Social Clube.
- Tripel Karmeliet
- Hobgoblin
- Colomba
- Petrus Old Bruin
- Delirium Tremens
- La Goudale
- Paulaner Salvator
- Brooklyn Sorachi Ace
- Brewdog Tokyo
- Weihenstephaner Hefeweissbier
Top 10 cervejas pelo Cervisia Maniac
O nobre Cervesia Maniac é um cervejeiro clássico, um dos que se aventuram produzindo sua própria cerveja em casa. Mora em Curitiba e possui em seu top 10 uma maioria nacional, 8 no total, e dessas, 7 são de Curitiba, que pra mim é uma das maiores referências nacionais de cerveja artesanal, quiçá a maior.
- Cacau IPA – Bodebrown/Stone
- Wee Heavy – Bodebrown
- Cream Porter – Way Beer
- Red Ale – Bier Hoff
- Petroleum – DUM
- Double APA – Way Beer
- Perigosa DIPA- Bodebrown
- Punk IPA – Brewdog
- Ola Dubh 12 – Harviestown
- 4 Blès – Bodebrown
Top 10 cervejas pelo Dono do Bar
Olha eu aí 🙂 Sou adepto das IPA’s, tanto que deixei três no meu Top 10, sendo que removi duas pra colocar outras. Criar esse top 10 foi difícil pra cacete, pois sempre lembrava de umas cervejas fodásticas que já bebi e não lembrava, aí você bebe uma na semana seguinte e já atualiza. Tive a oportunidade de beber a Westvleteren 12, uma unanimidade entre os que gostam de cerveja artesanal. Às vezes questionada, com alguns dizendo que é exagero, que não é tudo isso. Eu bebi e gostei e muito dessa trapista.
Créditos: swhitt
Coloquei somente três nacionais no top 10, sendo que as duas são IPA’s. Eu ainda removi outras duas, substituindo por outras, como eu tinha falado, é difícil montar esse top 10 cervejas.
- Westvleteren 12
- Tripel Karmeliet
- Delirium Tremens
- Old Engine Oil
- Ola Dubh 18
- Paradox Jura
- Vixnu
- Femme Fatale Brett
- Green Cow IPA
- Chimay Blue
E ainda fica minha sinceras tristezas de não colocar a Hipster Ale e a Maria Degolada.
Top 10 cervejas pelo Drunk N’ Roll
Apesar de ser um rockeiro declarado, Drunk N’ Roll não colocou nenhuma cerveja de banda, até porque realmente nenhuma merece fazer parte de um top 10 cervejas desses.
- Gouden Carolous Classic
- Tripel Karmeliet
- Brew Dog Punk IPA
- Way Beer Cream Porter
- Morada Double Vienna
- La Trappe Tripel
- Leffe Blond
- Delirium Tremens
- Cigar City Good Gourd Imperial Pumpkin Ale
- BrewDog Paradox Jura
Top 10 cervejas pela Kattie Brown Ale
Pelos comentários ao lado das cervejas já dá pra ter uma ideia, certo? Algumas com uma facilidade de serem encontradas 😉
- Flyind Dog Double Dog (meu primeiro contato com cerveja especial)
- Flying Dog Raging Bitch (amor demais)
- BrewDog Hardcore IPA (perfeição)
- Old Engine Oil
- Hopgoblin
- Baladin Mielika
- Colorado Indica (cerveja de todo dia)
- Del Ducato Chimera
- Arrogant Bastard Ale
- Pilsner Urquell
Top 10 cervejas pelo RealBender
Uma lista quase que totalmente nacional também. Diria que é a lista mais “popular”, digamos assim, com preços acessíveis de facilidade para serem encontradas em mercados e bares.
- Sulamericana
- Leffe Blond
- Withehead Pale Ale
- Coruja Labareda
- Seasons Funhouse
- Bierland Vienna
- Dado Bier Belgian Ale
- Blue Moon Belgian White
- Eisenbahn Strong Golden Ale
- Falke Estrada Real
Top 10 cervejas pelo Mestre Cervejeiro
Nosso Mestre Cervejeiro enviou 25 cervejas e disse ser impossível ter uma lista com somente 10 cervejas. Concordo plenamente com ele, mas como é a regra, escolhi 10 das 25 que ele enviou. Te falar que foi difícil pra cacete deixar de lado as outras 15.
Créditos: Silvatone
- Rasputin Russian Imperial Stout
- All Day IPA
- Holy Cow
- Progusta IPA
- Double Daddy Imperial IPA
- Fresh Hop Pale Ale
- Pe’ahi Amber Ale
- Duvel Tripel Hop 2012
- Tower 10 IPA
- Femme Fatale Noir
Top 10 cervejas pela Dona Cervejeira
A última da lista é a nossa mais novata integrante. Apaixonada por cerveja, me pediu pelo amor de Deus pra eu aceitar a Barley Wine Capullo, a única cerveja de todas as listas que não é comercializada, criar por um amigo dela. Como sou mó legal, aceitei, ainda mais porque ela colocou um porquê de ter colocado cada uma delas.
- Monster Ale Barley Wine
- A Monster Ale parou ser de ser produzida pela Brooklyn depois que o gato Monster, que vivia na cervejaria e inspirou o nome da cerveja, morreu. Uma pena para os apreciadores do estilo Barley Wine. A cerveja era incrivelmente deliciosa.
- La Trappe Quadrupel
- Das La Trappes, a mais alcoólica e a mais encorpada. Mas seu sabor é tão agradável, que mesmo sendo forte, desce muito bem.
- Antares Barley Wine
- Uma argentina modesta, sem muito glamour no mundo cervejeiro, mas muito boa e com um preço bem acessível. Aquisição obrigatória em cada ida à Argentina.
- Ola Dubh 18 Year Special
- Forte e com notas adocicadas. Essa cerveja é muito gostosa. Lembro que quando a bebi, a cada gole eu pensava: “cara, que delícia!”
- Old Rasputin Russian Imperial Stout
- Acho que já deu pra perceber que sou fã das cervejas fortes e dos maltes torrados. Com 9% de teor alcóolico, esta é uma ótima opção para os fãs das stouts.
- Kunstmann Gran Torobayo
- Uma chilena que me encanta muito. É uma old ale, e tem um sabor suave, levemente adocicado, lembrando um pouco o caramelo.
- Barley Wine Capullo
- Produzida por um amigo meu, e (ainda, quem sabe um dia) não é comercializada. Seu teor alcóolico é próximo aos 15%, seu sabor é muito marcante. Espero sinceramente que um dia vocês possam ter a oportunidade de prová-la.
- Cacau IPA
- Uma combinação incrível da Bodebrown. O aroma dela é tão bom, que cada gole precisa ser lentamente apreciado.
- Avelã Porter Way
- Fã das cervejas escuras, essa avelã porter me surpreendeu muito, tanto no sabor, quanto no aroma. Uma cerveja boa demais.
- Strong Suffolk Dark Ale
- Também é uma cerveja com maltes torrados, mais amarguinha e muito boa. Teor alcoólico de apenas 6% (uma das menos alcoólica da listagem)
Finalizando
E você, o que achou desse múltiplo Top 10? Das mais votadas nós temos as seguintes:
- Tripel Karmeliet – 4 votos
- Delirium Tremens – 4 votos
- Cacau IPA – 3 votos
Essas ficam como o nosso Top 3, já que muitas ficaram com dois votos. Mas claro, lembrando que isso não quer dizer que são as três melhores e que todas as citadas serão as melhores do mundo e foda-se. E por cada autor, que provou e gostou bastante de cada uma delas.
E pra você, qual as dez melhores cervejas que você bebeu? Qual seu top 10 cervejas? Conte pra nós 😉