Prazer e Cerveja – Como as coisas funcionam no cérebro?

Mais uma terça de cérebro, prazer e cerveja meus queridos leitores. Aposto que você já sabe do que eu vou falar, mas não está ligando uma coisa a outra. É estou falando disso mesmo, prazer e cerveja, o que mais poderia ser? Mas o mais interessante dessas história toda, é a maneira como as coisas acontecem.

Prazer e cerveja?

Ah, você agora se interessou né pequeno Macropus rufogriseus!? Eu também 🙂

Você deve estar pensando:  claro, eu começo a beber, sinto o sabor delicioso da mistura do malte, leveduras e lúpulo, um pouco do efeito do álcool e isso é prazer!

Sim, mas não!

Como assim!? Então que prazer e cerveja é esse?

prazer e cerveja

Os bagulhos acontecem dentro da sua cabeça!

Créditos: Catherine MacBride

Seguinte: quando você bebe alguns pequenos goles de cerveja, uma reação química é iniciada no seu cérebro, essa em questão, é o aumento dos níveis de dopamina…

Há algum tempo cientistas vem pesquisando e associavam esse aumento a intoxicação alcoólica (estar bêbado), mas novos estudos sugerem que apenas alguns goles do nosso precioso líquido, pode desencadear esse aumento nos níveis da substância.

Um grupo de pesquisadores, liderados por David Kareken, da universidade de Indiana, chegou a essa conclusão, dando pequenos goles de cerveja para 49 adultos, e medindo a atividade cerebral com um tomografo por emissão de pósitrons que mede os níveis de várias substâncias no cérebro.

O mais interessante é que eles borrifavam 15 mL de cerveja ao longo de 15 minutos na língua dos participantes, excluindo assim a possibilidade do aumento dos níveis de dopamina serem decorrentes de uma intoxicação alcoólica.

Os efeitos foram significantes, quando os participantes experimentavam a cerveja, seus cérebros liberavam níveis muito mais altos de dopamina do que os participantes que eram expostos a água ou gatorade.

Um outro fato, que inclusive é preocupante, é que as quantidades de dopamina não foram aleatórias, sugerindo que pessoas que tem na família casos de alcoolismo tendem a ter um nível mais alto de dopamina ao entrar em contato com a cerveja, o tornando assim mais suscetível a problemas com álcool.

Finalizando

prazer e cerveja

Cuidado!

Créditos: Olivier Lemarchand

Que prazer e cerveja tem tudo a ver, todos nós já sabíamos, o que eu tentei foi explicar um pouquinho melhor o porque desse sentimento.

Agora atentem para o fato de que existem pessoas que realmente correm riscos de desenvolver alguma doença relacionada ao alcoolismo. Até porque, dopamina é a mesma substância relacionada ao prazer do sono e do sexo ¬¬

Portanto, bebam com moderação, seus putos!

Fonte: My Science Academy