Veja a receita e os ingredientes de como preparar um delicioso petisco de boteco pra esse frio, o caldo de ervilha que cai muito bem com um chopp gelado ou que cai muito bem com uma Eisenbahn 10 anos.
Salve salve PdB’s. Que frio foi esse nessa semana hein. Estou congelado, só com uma boa dose de vodka pra melhorar, pqp… Mas como aqui na Cozinha do Bar temos a árdua tarefa de trazer a vocês todas as semana receitas para acompanhar a nobre cervejinha, aquele choppinho ou até mesmo algo mais forte, digamos assim. E hoje vamos de Caldo de ervilha.
O nobre e fodástico Caldo de Ervilha
Pensando nisso eu pensei no famoso e ilustre Caldo de Ervilha, amigo. Sim, aquele no copo de bar. Vai me dizer que nunca sentiu aquele frio absurdo e tomou aquele caldinho quente, seja de feijão, piranha ou até mesmo o nosso caldo de ervilha? E depois não deu um calorão que só passava com o deleite de uma bela cerveja gelada, quem nunca?
Mas que sair de casa dá preguiça, isso dá. Então vamos deixar a preguiça vencer hoje e vamos chamar os amigos, até porque ter preguiça tudo bem, mais egoísmo não. Chama logo todo mundo, afinal está frio e nada melhor que calor humano e o frio de uma cerveja! 🙂 Butcher congelado mas se sentindo feliz.
Ingredientes pro Caldo de Ervilha
- 1 pct de ervilha (500g)
- 1 calabresa
- 300 g de bacon
- 4 dentes de amassados
- 1 cebola grande
- azeite
- Sal a gosto
Modo de preparo do Caldo de Ervilha
- Em uma panela de pressão coloque as ervilhas e água até o meio, feche a panela e leve ao fogo.
- Pique o bacon em cubos, e a calabresa em rodelas e leve primeiro o bacon para fritar. Quando o bacon estiver bem dourado, acrescente a calabresa e deixe ela fritando também, quando os dois estiverem bem douradinhos, jogue o excesso de gordura fora, mais deixe um pouco e acrescente o alho amassado e as cebolas cortadas em cubos. Doure bem o alho e as cebolas e reserve.
- Nesse momento provavelmente já começou a elevar a pressão da panela e ela já está chiando. Quando ela começar a chiar, conte 15 min e retire ela do fogo, espere sair a pressão para abrir a panela. Quando você finalmente conseguir abrir a panela, volte com ela pro fogo, dê uma misturada para não grudar no fundo e queimar, acrescente o bacon e a calabresa com alho e cebola tudo de uma vez
- Pegue um pouco do caldo e jogue na panela que você fritou a calabresa e o bacon, retire todo aquele caramelo que se formou na panela e jogue dentro do caldo, vai dar um sabor incrível.
- Como bacon e a calabresa tem bastante sal, provavelmente não vai precisar de mais, mas se você prefere salgadinho, vai em frente.
Dica do Butcher: Arremate seu caldo com um Tabasco Chippote ou Galic, fica uma delícia.
E pra beber com o Caldo de Ervilha?
Créditos: Rodolfo Serrano
Faça como se estivesse no boteco e pega um chopp sagaz ou então uma Pilsen clássica. Mas caso prefira algo mais gourmet você pode arriscar uma harmonização com a Eisenbahn 10 Anos, comemorativa pelos 10 anos da grande cervejaria Eisenbahn. Uma cerveja do estilo alemão Doppel Bock, com um aroma complexo, e discretas notas adocicadas do malte e frutadas do fermento se mesclam com notas amadeiradas do carvalho francês.
Finalizando
E aí, tem coisa melhor que se esquentar assim?
Mas vou aproveitar esse fim para dizer que o Papo de Bar vem trazendo mais uma novidade a vocês, nosso leitores, as receitas serão gravadas e com o passo a passo. Espero que vocês se acostumem com a minha cara e aprovem e provem cada vez mais nossas receitas.
Grande abraço, Butcher.