Fígado? Pra que serve? O que eles comem? De onde vieram? Essas e muitas outras respostas, tal como cuidar melhor do seu fígado aqui, no PdB!
Você, meu nobre amigo que sempre que se sente mal e coloca a culpa no pobre fígado, sabe exatamente como ele funciona?
Sabe qual a função do fígado no corpo, e quando uma dessas funções não vai muito bem, o que acontece?
Quais são as funções do fígado?
Mais uma vez, Drunk McLovin sai ao resgate!
Você, pequeno filhote de Sphyrna lewini vai saber agora, para que serve o fígado!
Primeiro, vale lembrar que o fígado é uma glândula. A maior glândula do corpo humano, que pode pesar até 1,5 kg, e fica localizado em sua maior parte no lado direito de sua caixa torácica.
Ele é formado por milhões de células hepáticas e cada uma tem um papel bem definido no seu funcionamento.
Desintoxicação do Organismo
Uma das funções do fígado é a desintoxicação do organismo: As células do fígado filtram substâncias não aproveitáveis ou nocivas e bactérias que estão na corrente sanguínea. Ele transforma todas essas substâncias não utilizáveis em material para ser excretado do corpo. Ele também transforma os medicamentos em cadeias menores para poderem ser metabolizadas pelo organismo.
Armazenamento de Glicose
Outra função essencial do fígado, é o armazenamento da glicose obtida na alimentação. O figado armazena esse combustível na forma de glicogênio. Quando qualquer parte do corpo necessita de combustível, o fígado despeja uma quantidade de glicogênios na corrente sanguínea, para suprir essa necessidade. Portanto, se não fosse o fígado, precisaríamos comer o tempo todo para manter o corpo funcionando.
Secretar a Bile
Vocês sabem como é gordura, não é mesmo!? Quando você pega em algo gorduroso, não adianta lavar com água, pois a água não se mistura com a gordura… E aí o que você faz? Usa sabão!
A Bile é uma espécie de detergente do corpo. O fígado produz diariamente uma quantidade de 600 a 900 mL de Bile por dia. E é ela quem manja das malandragens de dissolver e dar continuidade ao processo metabólico das mesmas.
Produzir proteínas
Quando você come, os alimentos a grosso modo são reduzidos a proteínas, gorduras e carboidratos. As proteínas são quebradas no fígado em cadeias menores, chamadas de aminoácidos. Quando o corpo necessita de uma proteína específica, aciona os aminoácidos do fígado, como se fossem peças de lego. Constroem as proteínas necessárias juntando os pequenos bloquinhos de aminoácidos. Genial né!?
Como cuidar melhor do seu fígado?
O fígado é uma grande fábrica, que produz, sintetiza e metaboliza a maior parte das substâncias que entram no seu corpo. E como uma boa fábrica, ela não pode parar de trabalhar nem um pouquinho, pois senão você fica ou com sobra de substâncias nocivas ou com falta de substâncias necessárias para o bom funcionamento do corpo. Sendo assim, para o seu fígado funcionar bem, de maneira geral, basta que você não o atrapalhe.
Uma boa maneira de fazer isso, é maneirar no consumo de álcool e de gorduras né!? Por que nenhuma “fábrica” que funciona muito bem, fica pedindo “hora extra” pros seus “funcionários” o tempo todo, não é”?
Ingerir verduras, legumes, frutas e cereais integrais. Além de fibras, esses alimentos trazem ao organismo vitaminas e sais minerais que são essenciais para o processo de desintoxicação que ocorre no fígado.
Certas substâncias favorecem a fluidez da bile, facilitando seu transporte para fora do fígado, onde será utilizada no processo de metabolização das gorduras. São elas: colina (encontrada na lecitina de soja e no fígado), a betaína (encontrada na beterraba), a metionina (cereais integrais), a vitamina B6 (nozes, gérmen de trigo, lentilha), ácido fólico (feijão, pão integral, brócolis, tomate e espinafre), vitamina B12 (salmão e ovos).
Outros compostos facilitarão a desintoxicação realizada pelo fígado. É o caso do betacaroteno (vegetais de tonalidade amarelo/alaranjada e verdes-escuro), da vitamina C (frutas cítricas), da vitamina E (óleos de gérmen de trigo ou girassol, oleaginosas, como a castanha-dobrasil, a amêndoa e a avelã) e das vitaminas do complexo B (atum). – Fernanda Tínel, nutricionista da Santa Casa de Misericórdia (SP)
Finalizando
Todos sabemos e concordamos que nossa cervejinha é sagrada, tomar aquele drink com os amigos não tem preço e um porrezinho de vez em quando é inevitável. Mas se informar e saber como manter o funcionamento perfeito do corpo, também é muito importante para poder desfrutar desses bons momentos da melhor maneira possível. Então, cuide bem do seu fígado, pois ele é um amigo e tanto pra você!
Abraços e até a próxima, seus leitores lindos!
Fontes: Dráusio Varella, MedTV, Revista Viva Saúde