Esse artigo esclarece de uma vez por todas como é feita a medição de álcool em bebidas alcoólicas. Quais são as fórmulas matemáticas usadas para chegar no percentual alcoólico, o que significam as siglas ABV e SG e o quanto de álcool tem na sua bebida.
Essa semana tive uma leve argumentação com a galera aqui no QG, e surgiu uma dúvida, de como é que é medida a graduação alcóolica das bebidas. E como o meu papel, é não deixar nenhuma dúvida sem explicação, que tal um papo de bar, para esclarecer o assunto?
Densidade e Volume
Então, mãos à obra! Todo líquido, é medido em volume, e na nossa escala, baseado em centímetros cúbicos (cm³) ou mililitros (podemos dizer que é mesma coisa).
Outra variável importante a ser levada em consideração, é a densidade do líquido em questão. A densidade, é representada matematicamente dividindo a sua massa em peso, pelo seu volume.
Sabemos que a água em condições normais de temperatura e pressão, tem a densidade 1, o que quer dizer que 1 litro dela, equivale a 1 Quilo em peso. Quando temos uma densidade menor do que 1, podemos dizer que 1 litro dela tem menos de 1 Quilo. E quando maior que 1, o contrário se aplica.
Álcool
Créditos: Irawan Subingar
Para facilitar a maneira de classificar a graduação alcóolica das bebidas, foi adotada uma maneira de expressar a quantidade de álcool, sem depender da densidade do líquido em questão, baseando-se no volume do líquido.
Com o álcool sendo medido em relação ao volume da substância, e não no peso. Dito isso, podemos dizer que uma bebida que tem 5% de ABV, tem 5 mL de álcool para cada 100mL da bebida.
Curiosidade Cervejeira
Créditos: Roy B.a
Tá McLovin, mas então como o pessoal faz para medir a graduação alcóolica de uma cerveja?
Se você é um leitor ávido do Papo de Bar, você já leu sobre isso aqui, mas mesmo assim, não me custa dar um outro enfoque.
Sabemos que para a fabrição da cerveja, adicionamos leveduras que consomem os açucares da mistura e o transformam em álcool, e também sabemos que a densidade da água é diferente da do álcool. Então, como resolvemos esse problema?
Simples, a fórmula para o cálculo é a seguinte:
ABV = [((1,05 * (Gravidade Inicial (Starting Specific Gravity ou Starting SG) – Gravidade Final (Final Specific Gravity ou Final SG))) / Gravidade Final] / (0,79 * 100)
Onde 1,05 é o número de gramas de álcool produzido para cada grama de CO2 produzido e 0,79 é a densidade do álcool.
Finalizando
Créditos: Dani Parra
Prontinho nobres, honrados e insaciáveis leitores da minha coluna. Agora vocês podem falar com propriedade sobre quanto álcool vocês consomem, quando desfrutam de sua bebida favorita.
Aliás, qual a sua bebida favorita?