Conheça mais o Gin, uma bebida destilada a base de ervas e misturado ao zimbro. Existente desde o século XVII, através de uma receita de ideia inicial pra ser vendida como um produto medicinal.
O queridinho de estrelas como Frank Sinatra, Sammy Daves Junior e Amy Winehouse, o Tanqueray é uma das marcas de Gin mais consumidas no mundo. Mas antes de falar da marca vamos explicar o que é Gin.
O que é Gin?
Créditos: Tom Serru
Gin é um destilado a base de ervas e misturado ao zimbro, um grão europeu similar ao usado na fabricação do Steinhägen que também é um Gin, porém, com pequenas diferenças na forma de produção. Sua aparição data do século XVII quando o Dr Sylvius apareceu com a receita de uma bebida que na verdade deveria ser vendida para fins medicinais, pois tinha produção barata e uma ótima qualidade diurética, bebida esta que na época se chamava Geniévre.
Gin, o tônico purificante
Logo a bebida foi considerada pelos holandeses um tônico purificante. Então trataram de adaptar o nome passando a chama-la de Genever, que além de uma abreviação do nome original é a palavra holandesa que traduz Juniper (juniperos é o zimbro que compõe a bebida).
Créditos: John Harney
A bebida saiu da Holanda e foi introduzida na Inglaterra em meados do século XVII no reinado de Guilherme III e novamente trocaram seu nome, desta vez para Hollands. Mas logo ganhou o nome que conhecemos hoje pelas tropas do exército Britânico.
Produção e aceitação aumentada
A produção aumentou com a grande aceitação da bebida no país, e no século XVIII a rainha Ana deu uma mãozinha levantando os impostos para bebidas importadas e melhorando as taxas para as nacionais, o que forçava o consumo do produto interno.
Ilegalidade e monopóliio
Por ser de fácil produção o Gin foi por muitos anos fabricados artesanalmente, o que era considerado ilegal, porém, na época, somente uma empresa tinha o monopólio de sua produção e por ser barata foi considerada uma bebida para os pobres. Mas ainda sim era consumida também como produto medicinal, principalmente para as mulheres como relaxante dos nervos. Por esse motivo ele acabou recebendo o apelido de “Delicia das senhoras” e “A Ruína das Mães”.
Quais são os tipos de Gin
A produção de GIN até hoje é bastante variada, portanto temos vários tipos de Gin, dentre eles estão os:
London Dry Gin
Créditos: Miguel Angel Oliva
O mais famoso e vendido em todo o mundo. É muito seco e apresenta-se incolor.
Old Tom Gin
O famoso “Tom Collins” era inicialmente feito com este tipo de Gin, que é adocicado. Atualmente é difícil encontra-lo no mercado, por estar quase extinto.
Plymouth
É um Gin seco e incolor que durante muitos anos foi o Gin preferido da marinha inglesa. Tem um aroma mais acentuado do que o London Dry Gin. Inicialmente produzido na escura abadia de Plymouth, continua a produzir-se no mesmo local e pelos descendentes da família que começou a fabricar.
Sloe Gin
A este Gin, depois de destilado, é adicionada uma infusão de ameixas bravas (sloeberries) que lhe dá um sabor diferente e o torna avermelhado. Este tipo de Gin é normalmente envelhecido em cascos de madeira. A sua graduação alcoólica é de 27% aproximadamente. Produz-se na cidade de Plymouth, embora algumas firmas como a Gordon’s tenham uma linha de produção de Sloe Gin.
Genever/Gin Holandês
Créditos: Christopher Vaughn
Este merece uma análise mais profunda. A de “Hollands” ou “Schiedam” (nome produção).
Existem pelo menos, quatro versões de Genever:
Jonge (Young/Nova)
Apresenta-se incolor, suave e é de todas a mais popular.
Jenever (Old Genever/Velha)
Este tipo de Genever tem um tom ligeiramente amarelado devido a um curto período de envelhecimento. Na sua composição há uma maior quantidade de malte e tem um sabor mais acre do que a Genever nova.
Citronengenever
É uma Genever com sabor de limão bastante acentuado. A sua cor é amarelo-limão e se deve beber muito fria. A firma fabricante deste tipo de Genever é a Bols. Consome-se quase exclusivamente na Holanda.
Bessen Genever
Pelas suas características assemelha-se a um licor. A sua cor é vermelho-escuro semelhante a um cherry brandy e é bastante espessa. Deve se beber fria, tal como todas as Genevers. A Genever é sempre envelhecida, mesmo que seja por um período pequeno, é aromática e ainda que possua um aroma muito diferente de um London Dry Gin, por exemplo.
Ingredientes e cereais
Créditos: eat. drink. repeat.
Na produção do Gin é feito uma massa de cereais como milho, trigo, cevada, centeio e, às vezes, até arroz. Pode também ser incluído um pouco de melaço, pra só depois ser adicionado bagas de zimbro. Essa massa é cozida, fermentada e posteriormente a bebida é destilada num sistema especial.
Aprimeira destilação tem como objetivo obter pureza extrema, ficando incolor e inodoro, e só depois é misturada as ervas aromáticas que vão lhe garantir aroma e sabor, então ele é novamente destilado. Em um Gin composto, a bebida é destilada apenas uma vez e as ervas são adicionadas posteriormente em forma de essências.
Créditos: Jonas Willertsch
No momento de engarrafar é adicionado água destilada com o objetivo de reduzir seu teor alcoólico que varia dependendo do país: 47.3% na Inglaterra, 43.1% na Suécia e 40% na Austrália, Canadá e Nova Zelândia.
Finalizando
E aí, o que acharam? Vocês gostam de Gin? Gostam de Gin Tônica? Já até mostramos como se faz o Gin Tônica no Dose Certa. Aguardem que semana que vem teremos um artigo sobre o Gin Tanqueray, um dos mais famosos e adorado por várias celebridades, como o Frank Sinatra.
Abs.