Veja a receita de um prato típico da Alemanha, o Joelho de Porco. Bem gorduroso, mas de sabor extremo, combina com as cervejas do estilo Rauchbier. Acompanha bem com batatas assadas na manteiga, salsinha e alho.
Fala ai meus carnívoros de plantão. Como todos sabem ou vão saber agora, nós do PdB vamos cobrir a Oktoberfest 2012. Na verdade eu não, porque vou trabalhar, mas o nobre Dono do Bar, Sonâmbulo Etílico e o Drunk Mclovin vão nos representar bêbados bonitinho lá. Mas como não sou bobo nem nada, pensei em como colaborar: decidi fazer um nobre joelho de porco. Mais “germânico” impossível, certo?
Joelho de Porco, vulgo Schweinshaxn, Adlerhaxe, Gnagi…
Aí veio o problema. Você sabe quantos nomes e receitas têm pra fazer um simples joelho de porco? Centenas! Seguem alguns exemplos (sinceramente, até agora eu não conseguir pronunciar corretamente esse nomes, mas fiquem à vontade):
- Eisbein
- Haxe
- Hachse
- Hechse
- Haspel
- Hämmche
- Bötel
- Knöchla
- Stelze
- Schweinshaxn
- Adlerhaxe
- Gnagi
A receita mais tradicional é de Berlim: cozido e servido com chucrute (Sauerkraut).
Mas decidi inventar um pouco, vamos lá
Vamos para os ingredientes necessários:
- Um joelho de mais ou menos 1,5 kg (parece muito, mas o que se come são cerca de 40%, já que o restante é pele, gordura e osso)
- 1 garrafa de cerveja (500 ml) escura
- Uma colher de mel (isso mesmo, mel de abelha)
- A nobre mostarda preta (de boa qualidade)
- Louro, alho, pimenta e sal a gosto.
Como preparar o Joelho de Porco
- Tempere o joelho e coloque em salmoura na cerveja por cerca de 20 minutos.
- Depois acomode em um saco de assar (tipo assa fácil), coloque o líquido dentro do saco também, eu fiz um cortezinho na parte superior para o vapor sair
- Coloque no forno à 180 graus por três horas
- Não precisa virar, é só deixar assando que fica sagaz
Pra acompanhar fiz umas batatas assadas na manteiga, salsinha e alho dourado.
E para beber com o joelho de porco?
Como é um prato bem gorduroso e de porco, uma Rauchbier fica muito bem harmonizada com ele. De cerveja nacional pode ser a Eisenbahn Rauchbier, mas caso você já seja um bebedor nato de cervejas artesanais, recomendo então a Aecht Schlenkerla Rauchbier. Essa última é uma cerveja de porte foda, lembra barbecue, bacon, pernil, mas como já disse, é para os fortes 🙂
Uma outra Eisenbahn que fica boa é a Dunkel, que também combina com carne de porco 😉
Finalizando
É galera, é com muita tristeza que digo que isso é o mais perto que eu vou chegar da Oktoberfest este ano. Mas sempre vai haver o ano que vem, quem sabe eu não vou à Alemanha comer um joelho e tomar uma cervejinha por lá? Quem me acompanharia? Aposto que a galera aqui no PdB se anima.
E não esqueça galera, semana que vem tem mais. E não perca a nossa cobertura da Oktoberfest de 2012.