Em setembro de 2017 acontece o Dia de Responsa AMBEV, uma ação que envolve o consumo responsável, sustentabilidade, dentre outros pontos fortes. Confira!
Em sua 8ª edição, o Dia de Responsa AMBEV volta para alertar a população sobre o consumo responsável de bebidas alcoólicas. Bem como a proibição do consumo e vendas de álcool para menores de idade.
Este ano as ações da empresa vai se estender durante todo o mês de setembro. Mais de 32 mil funcionários da empresa no Brasil se envolvem com a causa. Só na Bahia serão quase 1.800 colaboradores da cervejaria Ambev visitando bares, restaurantes e supermercados para promover o consumo inteligente de bebidas alcoólicas. Alertando sobre os riscos do consumo excessivo de bebidas, sobre o consumo associado à direção ou por menores de idade.
O que mais terá no Dia de Responsa?
Além dos funcionários da AMBEV, na Bahia as ações contam com a presença dos personagens da websérie Frases de Mainha, que farão um vídeo para a campanha. Um show aberto ao publico da Banda Duas Medidas no dia 15 de setembro, no Rio Vermelho, bairro mais boêmio da capital baiana.
Também terão oficinas promovidas pela Cipó, instituição que trabalha o tema do consumo de álcool por menores de idade durante o ano inteiro, promovendo ações de conscientização e oficinas na periferia da capital baiana.
Participação forte da Ambev
Tiago Menezes, o diretor regional de vendas da Ambev Nordeste, e Bernardo Paiva, presidente da companhia, estiveram à frente da maior mobilização social da Ambev na Bahia. No Dia de Responsa (15/09) os dois comandaram um batalhão de mais de 1.800 colaboradores, que levarão às ruas mensagens sobre consumo inteligente de bebidas alcoólicas.
Bernardo Paiva afirmou à imprensa:
“Não temos interesse no lucro que vem do consumo indevido das nossas cervejas, ou seja, em excesso, associado à direção e por menores de 18 anos de idade”
Tiago apontou que as festas de rua e o carnaval são momentos importantes para educar a população. O diretor ainda fez questão de lembrar que todos os ambulantes que trabalham no carnaval de Salvador, por exemplo, recebem um treinamento especial para o consumo responsável. Tiago Menezes destacou:
“O objetivo é incentivar nas pessoas, atitudes responsáveis quando forem beber, vender ou servir bebidas alcoólicas”
Desde o seu lançamento, em 2013, o programa já desenvolveu uma série de iniciativas, a companhia está alinhada com a Organização Mundial de Saúde, que definiu as diretrizes para o combate ao uso indevido de bebidas.
Finalizando
Um importante exemplo da eficiência do esforço conjunto pela prevenção do consumo por menores de 18 anos é o Cidade Responsável, projeto pioneiro da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), da qual a Ambev faz parte.
Em prática há três anos em São Bernardo do Campo (SP), o programa tem como base seis pilares:
- educação
- saúde
- comunidade
- compra e consumo
- parcerias
- comunicação
Com o apoio da prefeitura, secretarias municipais, redes de ensino, hospitais, e dos sindicatos regionais de bares, restaurantes, supermercados, hotéis e lojas de conveniências, o projeto é um verdadeiro trabalho em rede em prol do consumo inteligente em todo o município.
Lembrando que as ações acontecem simultaneamente nos 50 países em que a Anheuser-Busch InBev, atua.
O que vocês acham de ações como essa?
Abraços.