Um pouco sobre o famoso Festival de Cachaça da cidade de Paraty, sul do Rio de Janeiro. Um evento com muita cultura, história, música, comida boa, e claro, muita cachaça artesanal.
Créditos: joncockley
Hoje começa o XXVIII Festival da Pinga, Marvada, nossa famosa cachaça que sempre rola na belíssima cidade de Paraty, no sul do rio de Janeiro. O Festival vai do dia 19 de agosto até o dia 22, próximo domingo, e como não poderia deixar de ser, vai ser regado de cachaça.
Qualé desse Festival modafoca?
Bom, nada melhor que a cachaça para representar esse país chamado Brasil. E a história entre a cachaça, Paraty e evolução, economia do país é bem antiga, vem antes do ano 1600. Antes disso, sua produção foi proibida muitas vezes, mas com o tempo se tornou muito bem sucedida.
Por meados do ano de 1600 a cidade já exportava pinga pra Europa, tendo vários engenhos produtores de aguardente funcionando na época.
Créditos: Flip Festa Literária
E o Festival da Cachaça vem contar essa histórias para nós, com muita música, artesanato, comida típica e, claro, aguardente.
Mais detalhes do festival
Ao todo serão sete alambiques com oito marcas participantes, são elas:
- Corisco
- Coqueiro
- Engenho D’Ouro
- Paratiana / Mulatinha
- Maré Cheia
- Murycana
- Maria Izabel
A cidade espera lotar todos os albergues e hotéis, com um aguardo umas 20 mil pessoas passando pelo festival. O bom é que é tudo gratuito, com classificação livre, mas claro, vão fazer de algum jeito um monitoramento para menores não beberem.
Um ponto bom também é o show do grande Alceu Valença no sábado, dia 21 de agosto lançando seus grandes xotes, entre outros ritmos folclóricos que ele sabe fazer muito bem. O show vai ser na área pra shows (ó, não me diga) da Praça da Matriz, que fica no Centro Histórico da cidade.
Mas nem tudo são flores
Sempre temos pontos fracos, nesse caso falarei da parte hoteleira, principalmente sobre albergues que pesquisei. Encontrei albergues com bons preços nessa época, saindo por R$25 a diária, mas por causa do festival os malandres lançaram um valor de uns R$215 por TRÊS DIAS, sendo o mínimo pra fazer reserva.
Ou seja, você é um trabalhador, que se foda né, porque não pode ir pro albergue e não vai pagar três dias pra ficar uma noite. Pecaram muito nessa parte, mas fazer o quê.
Programação do Festival
Abaixo o que vai rolar durante os quatro dias de festival:
Dia 19/08 (quinta-feira)
- 20h00 – Abertura / Banda Santa Cecília
- 21h00 – Quadrilha Unidos Farta
- 21h30 – Projeto Viva Viola
- 23h00 – Banda Operários do Reggae
- (DJ Marino nos intervalos)
Dia 20/08 (sexta-feira)
- 18h00 – Os Coroas Cirandeiros
- 19h30 – Cia de Dança & Arte Paraty
- 20h30 – Dedeca Zen e Banda
- 22h00 – Silvério Pontes e Zé da Velha
- 23h30 – Banda Os Fanfarrões
- (DJ Marino nos intervalos)
Dia 21/08 (sábado)
- 10h00 – Coquetel do Samba
- 12h00 – Ageu (Voz e violão)
- 14h00 – Ari e Erivelton
- 16h00 – Nosso Bloco
- 18h00 – Grupo de Danças folclóricas de Tarituba
- 19h30 – Maracatu (Palmeira Imperial)
- 20h30 – Grupo Chama Maré
- 23h00 – Alceu Valença e Banda
- (DJ Marino nos intervalos)
Dia 22/08 (domingo)
- 10h00 – Herdeiros do Samba
- 12h00 – Cirandeiros Os Caiçaras
- 13h00 – Grupo Choro das 3
- 15h00 – Wilsinho (Voz e violão)
- 17h00 – Fabio Biggie
- 18h30 –Grupo Choro das 3
- 20h30 – Ciranda Elétrica
- 23h00 – Bebeto e Banda
- (DJ Marino nos intervalos)
Presença do Papo de Bar
Bom, eu e meu nobre camarada Jeremy Joseph, nosso mestre cachaceiro, estaremos lá no evento. Chegarei no sábado de manhã e volto no domingo de madrugada, não consegui nenhum lugar pra ficar, então vamos pra curtir um dia só, o do show do Alceu e aproveitar pra degustar umas cachacinhas.
Farei um post depois contando a saga de ida e volta (se eu voltar). Passarei algumas horas, praticamente sem dormir, quase virado e bebendo cachaça e comendo comidas típicas.
E vocês? Algum de vocês vai pro evento? Vamo que vamo, aquele abraço.