Se você é chegado numa branquinha ou amarelinha, aprenda a degustar com categoria esse produto originalmente brasileiro, com classe e moderação!
São inúmeros os apelidos para esse produto originalmente brasileiro, que possui seu nome registrado como CACHAÇA DO BRASIL. Maior ainda é a quantidade de marcas e tipos de cachaça. Cada um escolhe a preferida, agradando o paladar e o bolso também.
Mas como degustar uma boa cachaça? Virando o copo na goela, e batendo forte na mesa? É pode ser, mas se você não tiver com pressa siga as dicas abaixo para escolher o produto que mais lhe agrada.
Visual
A escolha começa na preferência pela branquinha ou amarelinha.
Se a cachaça está turva, já deixe de lado, ela contém mais água do que necessário.
Chacoalhe o copo (levemente), a cachaça deve fazer uma marca “oleosa” por onde passar, e quanto maior a graduação alcoólica mais visível é esta marca. Se não marcar, também é sinal que tem muita água.
A cachaça tem um brilho que é resultado do filtro que foi usada no processo.
Olfativa
Para comparar várias cachaças utilize sempre a mesma distância entre o nariz e o copo, para dar aquela padronizada.
Quanto maior for a boca do copo mais se perde do aroma, não esqueça isso. As taças que tem uma curvatura maior na base (barriga) e fecha na boca, são as melhores, para sentir o aroma.
Existem duas palavras para qualificar o aroma, franqueza (se ela queima) e limpeza (quando a sente mais suave). Esse aspecto vale somente o gosto pessoal.
Gustativa
A cachaça tem gostos básicos presente no mesmo produto.
Para sentir o sabor doce, a experimente somente com a ponta da língua, o amargo no fundo da boca e acidez nos lados da língua.
A acidez, ao contrário do que muita gente pensa, não está ligada a quantidade de álcool, mas sim aos ingredientes presente no produto.
Analise as sensações bucais:
- Pungência (Ardência) = Queima?
- Adstringência = Amarra na boca?
- Alcoólico = Sua boca seca? (em geral, a mucosa bucal seca quando existe muito álcool)
- Equilíbrio = Isso tudo combina?
E por último:
Retro-Olfativa
Desta vez você vai usar ao mesmo tempo a boca, o nariz e garganta.
Dê aquela golada na marvada, sem exagero e não engula, passe por toda sua boca, antes de engolir inspire pelo nariz, nesta hora muito cuidado para não engasgar principalmente depois de ter experimentado várias, solte o ar quando já tiver engolido tudo.
Vai perceber que fica o gosto em sua boca, analise a qualidade, os sabores e a persistência deste gosto, você deve decidir quanto tempo é bom para que o gosto permaneça.
Essa análise é informal somente para ajudar a conhecer a cachaça que mais lhe agrada. Até a próxima.